Skip to main content
Primeiros minutos da apresentação em público: Dicas para enfrenta-los

Primeiros minutos da apresentação em público: Dicas para enfrentá-los.

Os primeiros minutos da apresentação em público são considerados os momentos mais críticos para o orador. Vale a pena enfatizarmos que o medo de falar em público é inevitável e que existem técnicas eficazes para minimizá-lo e fazê-lo trabalhar a seu favor.

É perfeitamente natural e conhecida a sensação de ansiedade que acomete o palestrante no início de uma fala em público: os nervos ficam à flor da pele e um sentimento de “vazio”, se apodera dele. Uma verdadeira batalha interior, que dura poucos minutos até que ele ingresse no tema propriamente dito.

Com certeza você não é a única pessoa a sofrer dessa ansiedade. Com o tempo o grau de nervosismo irá diminuir e você entrará na naturalidade de seu equilíbrio emocional. Inúmeros oradores profissionais, até os dias atuais, comentam que também sofrem dessas turbulências iniciais. Elas só são diluídas em razão de pensarem positivamente que tudo vai dar certo, desenvolvendo a autoconfiança, predispondo sua imaginação ao sucesso, e consequentemente, afastando as ideias negativas da preocupação pelo erros que ainda não aconteceram.

Essa ansiedade, há muitos anos, já era comentada pelo maior orador de Roma, Cícero (Século I, a. C.). Em sua obra, encontramos várias passagens que relatam ser ele tomado de intenso estado nervoso antes de iniciar os seus célebres e imortais discursos, dizendo que, após começados, “os ventos paravam de soprar e as águas tornavam-se mansas”.

Por conseguinte, embora seja normal para qualquer pessoa ficar ansiosa e nervosa antes de uma apresentação em público, não devemos ver os ouvintes como inimigos que estão ali para nos atacar assim que vacilarmos em algum defeito; muito ao contrário, devemos vê-los como aliados.

Algumas Dicas

No intuito de ajudá-lo nos primeiros minutos que antecedem a sua apresentação em público, listamos algumas dicas relevantes e valiosas para superar os incômodos de sua exposição em público:

  • Ao pressentir que está chegando sua hora de falar em público, disfarçadamente aperte uma mão à outra, inspire devagar pelas narinas e solte todo o ar pela boca, fazendo leve pressão sob os lábios.
  • Dirija-se à tribuna ou ao lugar de sua fala sem pressa, com uma postura de campeão vencedor. Sinta, ao caminhar, seus pés tocando o chão; busque um semblante natural, demonstrando total tranquilidade e equilíbrio emocional.
  • Olhe sobre todos os ouvintes antes de iniciar a fala e ajuste o microfone, manuseando-o com naturalidade.
  • Inicie sua fala, com calma, escutando as primeiras palavras, e coloque um leve sorriso na voz nas primeiras saudações às autoridades e aos ouvintes.
  • Não reclame de nada e nem peça desculpas à plateia por atos involuntários como, por exemplo, um espirro ou coisa parecida.
  • Por favor, não agradeça a paciência do público, pois os presentes podem se ofender; afinal, eles foram ao seu evento para prestigiá-lo e não para sentir pena de você.
  • A qualquer sinal de desconforto, “branco”, taquicardia, nervosismo ou alguma pergunta hostil, use a respiração diafragmática. Aperte uma mão à outra inspirando pelas narinas, projete o abdômen para fora e, ao expelir o ar pela boca, recolha o abdômen.

Aplique na Prática!

Estas atitudes somam à sua imagem e ao seu sucesso em qualquer evento!  Mas, por favor, ponha em prática essas técnicas em toda ocasião em que for convidado. Caso contrário, a ansiedade vai adorar o ninho de conforto e você ficará sempre amargurado, preocupado e em segundo plano na sua carreira profissional.

Lembre-se: falar em público não é difícil. Repetimos: Ensaie! Treine! Filme! Grave suas palestras! Troque o “P” de pavor pelo “P” de prazer ao se apresentar em público! Sentindo Prazer em Falar em Público, você ficará de bem com a vida, melhorará a sua AUTOESTIMA e as portas se abrirão para o SUCESSO na sua COMUNICAÇÃO.

 

Boa sorte, desejo a você sucesso na comunicação!

Um abraço,

Acácio Garcia

Acácio Garcia

Acácio Moraes Garcia, conferencista internacional na área motivacional, comportamental e gerencial, mestre em oratória, diretor do IMCEV, procurador federal, ministra cursos e palestras há 25 anos por todo país e EUA, é autor de 8 livros e DVDs entre eles: o recém lançado “A boa comunicação nos dias atuais”, Vença a Timidez de Falar em Público, Como Falar Em Público Com Naturalidade e Entusiasmo, Adequação Empresarial, Histórias e Frases de Efeito para Apresentações em Público, A Força Do Poder Do Elogio Para Atingir As Metas. Foi incluído como “Os 30+ em Motivação do Brasil” pela editora 3C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *