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Como prender a atenção do público sucesso na comunicação por AcácioGarcia

Como prender a atenção do público

Prender a atenção do público é o sonho de consumo de todo palestrante que almeja sucesso na comunicação. Tudo inicia no momento em que você se dirige ao palco para sua primeira boa impressão e todos estão de olho em você, atentos à sua apresentação. Realmente, os primeiros minutos são difíceis e você terá que conhecer as técnicas basilares para gerar empatia e conexão emocional com o seu plateia .

Você vai precisar despertar essas emoções em cada pessoa presente na plateia. Afinal, ninguém gosta de falar em público e ver as pessoas olhando o celular, bocejando, distraídas, inquietas durante toda a palestra. Tal situação “desmorona” o apresentador, aumenta o nervosismo e a insegurança durante a apresentação.

Além da própria apresentação da imagem do palestrante para chamar a atenção, você também poderá usar dos gatilhos mentais, vale dizer, elementos que disparam reações emocionais. Por mais racionais que sejamos como seres humanos, nós ainda somos guiados pela emoção.

No momento em que cria um início impactante, um conteúdo relevante e um final emocionante, você produz “insights” nas mentes das pessoas e, consequentemente, essas sinapses conseguem manter a atenção do público durante todo o tempo da sua fala.

Uma outra boa técnica é explorar os sistemas representacionais:  auditivos, sinestésicos e visuais, os quais possibilitarão a conexão com diversos tipos de público. Uma dica preciosa é iniciar com frases impactantes, que evidenciem a realidade. Por exemplo:

  • “Assisti a um programa na televisão muito interessante que tem tudo a ver com o que vamos tratar nessa palestra!”
  • “Li no jornal um artigo de um comentarista da oposição que me impressionou por sua estratégia de raciocínio e criatividade. Escutem, por favor, e pensem se concordam ou não comigo.”
  • “Escutei no rádio uma notícia interessante quando vinha para esse auditório que me deixou perplexo. Querem saber?”

Muitos palestrantes conectam os ouvintes através de dinâmicas e estratégias para interagirem, comentarem, fazerem perguntas com as pessoas ao lado. Por exemplo, quando você diz: essa é uma grande oportunidade de se conseguir uma bolsa de estudos e só temos uma vaga. Nesse caso todo particular, trata-se de um gatilho mental de escassez que irá prender a atenção do público distraído.

Segundo as pesquisas, o nível de atenção dura, aproximadamente, sete minutos; assim sendo, para que a concentração dê continuidade, faça uma outra dinâmica, como por exemplo: Andar no meio da plateia ou pelo palco, contando uma história muito interessante. Tal fato movimenta os olhares e a curiosidade, força os ouvintes a acompanharem os passos do apresentador distanciando-se do palco.

É possível prender a atenção do público ?

Crie um clima amistoso ao se dirigir à tribuna ou ao palco, olhando nos olhos das pessoas e agradecendo a presença de todos.

  • Fale com um sorriso na face, pois, dessa forma sua voz fica mais aveludada e grave. Além do semblante alegre e natural aproximar você da plateia.
  • Conte uma história ou um fato bem-humorado para quebrar o gelo, mas evite piadas de mau gosto que possam ofender o público.
  • Mesmo que seja um encontro com um tema sério, introduza um toque fino e personalizado de humor.
  • Faça perguntas ao público sobre o tema que está sendo abordado, porém, primeiro, verifique se todos os participantes ou, pelo menos, a maioria está interessada.
  • Outra boa sugestão é levar um vídeo ou filme de ação, com uma pequena apresentação de dois a cinco minutos sobre algo inédito, que seja interessante e faça sentido para o público, mas que tenha, necessariamente, uma relação de obviedade com o assunto que está sendo abordado.
  • Espalhe a sua visão sobre todo o auditório, transmitindo confiança e simpatia, de maneira natural e harmônica.
  • Fale com uma voz firme, alternada e pausada no ponto final. Esta pausa silenciosa ocasiona uma lacuna que força a atenção do público a acompanhar a linha de raciocínio da palestra, ajuda a aumentar o foco, melhorar o desempenho e trazer mais resultados.

Se sua apresentação tiver além de uma hora de duração, para que ela seja interessante do princípio ao fim, convide as pessoas para um pequeno intervalo (previamente planejado).

Em outras palavras, seja criativo e empático!

  • Aposte em interação com exercícios para acordar os distraídos;
  • Associe o tema com o público e mostre como essas informações impactam a vida de cada participante;
  • Use técnicas de persuasão: reciprocidade, empatia, compromisso e coerência, aprovação social, autoridade e escassez;
  • Evite os gestos inconvenientes que denotam falta de interesse e disciplina, tais como: mão na cintura ou nos bolsos, braços cruzados e pernas muito abertas.

Estas dicas, com certeza, despertarão o interesse do público, o desejo pelo tema, a fim de prender a atenção e a interação durante toda a sua palestra.

Para você, desejamos sucesso na comunicação!

Um abraço,

Acácio Garcia

Acácio Garcia

Acácio Moraes Garcia, conferencista internacional na área motivacional, comportamental e gerencial, mestre em oratória, diretor do IMCEV, procurador federal, ministra cursos e palestras há 25 anos por todo país e EUA, é autor de 8 livros e DVDs entre eles: o recém lançado “A boa comunicação nos dias atuais”, Vença a Timidez de Falar em Público, Como Falar Em Público Com Naturalidade e Entusiasmo, Adequação Empresarial, Histórias e Frases de Efeito para Apresentações em Público, A Força Do Poder Do Elogio Para Atingir As Metas. Foi incluído como “Os 30+ em Motivação do Brasil” pela editora 3C.

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