Skip to main content
A importância do relaxamento para apresentação em público sucesso na comunicação por AcácioGarcia

A importância do relaxamento para as apresentações em público

Qual a importância do relaxamento para as apresentações em público?

Grande. o relaxamento é o biotônico do cérebro e o bálsamo da alma. Quando relaxamos, preparamos a mente para agir e seguir um roteiro da palestra. Com a mente relaxada, nossa fala se torna mais natural, convence e transmite confiança.

Então, vamos relaxar! Sente-se ou deite-se confortavelmente e inicie seu relaxamento.

Caso você possua uma música de relaxamento, de concentração, (a exemplo de Enya, Vangelis ou Kitaro disponíveis no Youtube ou Spotify), coloque-o num volume bem suave e aproveite para viajar com ele para um lugar lindo e calmo…

Inicie da seguinte forma: levante os olhos o mais alto possível e feche-os. Relaxe as solas dos pés, sentindo como se um líquido frio os estivesse adormecendo; suba até os joelhos, seguindo até as coxas, relaxando as pernas, os quadris e o abdome. A cada parte do seu corpo repita várias vezes a palavra:

RELAXE… RELAXE… RELAXE…

Relaxe o tórax… escute o seu coração pulsando e dialogue com ele. Diga: “Relaxe, amigo…”. O coração é a sede das emoções, portanto é nele que todo o entusiasmo de sua apresentação será processado.

Relaxe os seus pulmões, dizendo: “Enquanto inalo, juntamente com o ar que respiro, estou oxigenando a minha mente, o meu corpo e todo o meu ser, com pensamentos positivos, de amor, de fé, de autoestima e de muita confiança”.

Ao exalar, diga mentalmente: “Com o ar que exalo, estou expelindo o gás carbônico e, com ele, tudo o que de nocivo está dentro de mim (pensamentos negativos, tristezas, ódio, mágoas…), e que todos esses lixos sejam diluídos e transformados novamente em oxigênio puro e saudável”.

Relaxe os braços, os cotovelos, os antebraços, as mãos, os dedos, as pontas dos dedos, como se, repentinamente, você estivesse fluindo pelas pontas dos dedos. Aperte fortemente os maxilares e afrouxe-os; sinta uma leve sensação agradável de paz… Solte os músculos faciais e lembre-se… a melhor técnica para relaxá-los é sorrir.

Levante as sobrancelhas até a altura do couro cabeludo e solte-as…  Não retese a testa…

Relaxe os seus olhos… gire o globo ocular da esquerda para a direita e de baixo para cima, funcionando como uma esponja muito macia, deslizando numa taça de cristal.

Agora, abra na tela da sua mente um livro imaginário, de capas brancas com letras douradas e atribua um nome a ele. Vire a capa e, na página em branco, ao lado direito, coloque uma frase de elogio à pessoa mais importante do mundo. Muito bem! Ofereça a você, já que é a pessoa mais importante do mundo!

Agora, vire esta página, e no lado direito escreva uma meta referente aos tópicos que ainda faltam rever e ensaiar, nesse prazo que antecede a sua palestra, aula ou treinamento.

E o que são metas?

Metas são sonhos com datas. Quando você coloca uma data ao seu sonho, o Universo conspira para torná-lo realidade.

Vire a página e agora imagine uma foto do salão ou do auditório de sua apresentação, veja essa imagem movimentando-se e, realmente, trata-se de sua Fala. Imagine-se caminhando em direção ao palco, com uma postura de campeão.

Lembre-se: o público deseja o seu sucesso! Agora, imagine um show de palestra e abra os olhos contando: cinco…quatro…três…dois…um…

Pratique o relaxamento diariamente, porém dê importância ao lazer e também exercícios físicos, dosando-o com seu treinamento. Pelo incrível que pareça, a ciência tem confirmado que essas atividades reduzem níveis da adrenalina e do cortisol (hormônios que causam os terríveis sintomas do medo de falar em público) e aumentam os níveis dos hormônios endorfina e dopamina (‘hormônios da felicidade’ e facilitadores das conexões neurais) .

Use essa preparação psicológica do relaxamento, acreditando (e é verdade) que tudo vai transcorrer muito bem. O relaxamento é de grande importância antes de apresentações em público.

Lembre-se mais uma vez: os neurônios obedecem às palavras.

Para você, desejamos sucesso na comunicação!

Um abraço,

Acácio Garcia

Acácio Garcia

Acácio Moraes Garcia, conferencista internacional na área motivacional, comportamental e gerencial, mestre em oratória, diretor do IMCEV, procurador federal, ministra cursos e palestras há 25 anos por todo país e EUA, é autor de 8 livros e DVDs entre eles: o recém lançado “A boa comunicação nos dias atuais”, Vença a Timidez de Falar em Público, Como Falar Em Público Com Naturalidade e Entusiasmo, Adequação Empresarial, Histórias e Frases de Efeito para Apresentações em Público, A Força Do Poder Do Elogio Para Atingir As Metas. Foi incluído como “Os 30+ em Motivação do Brasil” pela editora 3C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *