Skip to main content
A-importância-do-sucesso-na-comunicação

A importância do sucesso na comunicação

A importância do sucesso na comunicação pode ser percebida nos dias atuais: O mundo está dividido em dois grandes blocos: pessoas que falam em público e pessoas que não falam em público.

As pessoas comunicativas levam vantagens em relação às tímidas.

 

A timidez nos faz perder oportunidades

Quantas oportunidades perdemos na vida por causa da timidez, não é verdade?

Imagine-se no lugar do dirigente de uma empresa selecionando um profissional para compor sua equipe de treinamentos empresariais. Entre os candidatos a serem selecionados, estão um tímido e outro comunicativo.

Qual deles você selecionaria?

Com toda certeza, o candidato mais extrovertido, não é verdade? Você certamente deve estar achando que se trata de uma grande injustiça com esse colaborador competente, mas acanhado. Todavia, é desta maneira que são escolhidos os profissionais mais qualificados para ocupar uma vaga no mercado de trabalho.

Nessa conturbada vida moderna e nesse mercado corporativista, a cada instante que passa surge a oportunidade de nos comunicarmos em público, negociarmos, vendermos, influenciarmos pessoas, fazermos amigos e buscar o sucesso.

Tal oportunidade está presente em todas as atividades, numa época em que a busca por uma profissão de destaque exige essa imposição de naturalidade na fala em qualquer ocasião. Pesquisas já demonstraram que falar em público é considerado um dos maiores medos da humanidade, e por essa razão, assusta muitas pessoas e, em contrapartida, nos passa a ideia que se trata de um talento muito distante de nós. Contudo, é muito simples e fácil dominar essa arte, bastando apenas, preparação, dedicação e treinamento se realmente você quiser se tornar um orador de destaque ou um líder fora de série, admirado pelas plateias.

É óbvio que a necessidade de falar em público se agiganta à medida que vamos galgando posições de liderança na sociedade, nas organizações públicas e privadas e mesmo como autônomos, representantes comerciais, estudantes, nas apresentações de um TCC, Monografia, Dissertação, Tese, de qualquer que seja o curso que estejamos fazendo.

Desta forma, todos os profissionais, indistintamente, devem estar preparados para se apresentar em público com naturalidade e prazer, ao invés de sofrerem os atropelos do nervosismo, do pavor e do pânico, comuns para muitas pessoas. Saber falar e ainda mais, saber se expressar bem em público é imprescindível ao homem moderno, nessa era em que a comunicação virtual ofusca o brilho da fala natural.

Comunicação clara e efetiva para o sucesso

Vale salientarmos que se apresentar em público com êxito não é só pedir a palavra e fazer um discurso “sem eira nem beira”, com palavras soltas e desencontradas.

Falar em público é interagir e manter uma comunicação efetiva e afetiva com os ouvintes, transmitindo-lhes todas as suas ideias e pensamentos, com um objetivo claro e sem ruídos na comunicação.

 

Apresentar-se em público é convencer os ouvintes. É dominar bem o assunto que se está expondo. É falar para uma plateia como se estivesse falando para um grupo de amigos, com muita naturalidade. A maioria das pessoas que possuem habilidades de falar entusiasticamente numa conversa comum tem grandes possibilidades de se comunicar bem numa palestra, reunião, apresentações em sala de aula e ser um sucesso na sua comunicação.

Nestas condições é que observamos a ausência quase total das mínimas regras para que você, ao ser pego de surpresa, não se exponha ao ridículo, fazendo um discurso falho sem sentido algum com o momento, entre divagações e titubeios, com frases desconexas e tantas outras incorreções a que estamos acostumados a presenciar e assistir.

Por esse motivo, a expressão verbal é uma necessidade para você que, quando menos espera, se encontre na obrigatoriedade de fazer uma saudação, um agradecimento, uma reunião ou uma despedida.

Vale a pena relembrar a frase do grande escritor Michel Quoist: “A grandeza de um homem se mede pela sua capacidade de comunicação”.

 

 

 

Boa sorte, desejo a você sucesso na comunicação!

Um abraço,

Acácio Garcia

 

Acácio Garcia

Acácio Moraes Garcia, conferencista internacional na área motivacional, comportamental e gerencial, mestre em oratória, diretor do IMCEV, procurador federal, ministra cursos e palestras há 25 anos por todo país e EUA, é autor de 8 livros e DVDs entre eles: o recém lançado “A boa comunicação nos dias atuais”, Vença a Timidez de Falar em Público, Como Falar Em Público Com Naturalidade e Entusiasmo, Adequação Empresarial, Histórias e Frases de Efeito para Apresentações em Público, A Força Do Poder Do Elogio Para Atingir As Metas. Foi incluído como “Os 30+ em Motivação do Brasil” pela editora 3C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *